Personagens



Pedro bala: Era o líder dos Capitães da Areia, tinha o cabelo loiro e uma cicatriz de navalha no rosto, fruto da luta onde venceu o antigo comandante do bando. Era muito ativo no grupo.

Professor (João José): Único do grupo que sabia ler e escrever. Além disso, tinha um grande talento na arte da pintura. Criava para o grupo os melhores planos de assaltos. Após a morte da Dora, uma menina que ele gostava, ele foi para Rio de Janeiro com a ajuda de um senhor e se tornou um pintor de sucesso.

Gato: Era um sujeito conquistador e vivia entre as prostitutas. Sempre estava bem-vestido, dominava a arte da jogatina, trapaceando, com seu baralho marcado, com todos os que se aventuravam numa partida contra ele. Além disso, conseguia dinheiro como cafetão de uma amante prostituta dele chamada Dalva.

Pirulito: Era um sujeito magro e muito alto, com uma cara seca, meio amarelada, os olhos encovados e fundos, a boca rasgada e pouco risonha. Era o mais cruel do bando, até que um dia conheceu o padre José Pedro e se converteu à religião.

Sem-Pernas: Era um deficiente físico, possuia apenas as coxas. O grupo o considerava como sendo um espião, porém ele foi preso por policiais bêbados, que o humilharam. Após esse episódio o garoto guardou rancores da polícia e no final ele se matou a fim de não se entregar.

Volta Seca:  Ele tinha ódio das autoridades e o desejo de se tornar cangaceiro. Ele conseguiu realizar esse objetivo, integrando-se ao grupo de Lampião, que era seu padrinho, transformando-se em um frio e sanguinário assassino.

Boa-Vida: O seu apelido traduzia seu caráter indolente e sossegado. Contentava-se com pequenos furtos, o suficiente para contribuir para o bem-estar do grupo, e com algumas mulheres que não interessavam mais ao Gato.

João Grande: Era um menino com cabelo crespo e baixo e músculos rígidos. Por ser uma pessoa muito boa e forte, ajudava e protegia os novatos do bando contra atos tiranos praticados pelos mais velhos.

DoraAos 13 anos, seus pais morreram por causa da varíola, e por isso não foi aceito para trabalhar em lugar nenhum.  Foi encontrado e levado com seu irmão Zé Fuinha para trapiche pelo Professor e João Grande. Lá ela quase foi estuprada, mas depois de algum tempo, o grupo a aceitou como a mãe de que todos careciam.  Tornou-se a valente mulher de Pedro Bala, e morreu por causa da febre após a primeira e última relação sexual com o Pedro.

Padre José Pedro: Era um padre de origem humilde, só conseguiu entrar para o seminário por ter sido apadrinhado pelo dono do estabelecimento onde era operário. Assumiu a missão de levar conforto espiritual às crianças abandonadas da cidade, das quais os Capitães da Areia são o grande expoente.